VICK VAPORUB funciona para varizes?
Todo mundo conhece alguém que se queixa de varizes, que pode atingir as mulheres em maior proporção , mas também homens.
Afinal, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 40% da população brasileira tem varizes e outras complicações vasculares, com uma incidência maior no público feminino.
As principais queixas clínicas são : dor tipo “queimação” ou “cansaço”, sensação das pernas estarem pesadas, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que, freqüentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e durante a gravidez.
VICK VAPORUB é um produto produzido a base de evomentol, cânfora e óleo de eucalipto com o objetivo de alivio de sintomas de tosse, gripe e descongestionante nasal. Veja o estudo
Algumas pessoas estão usando o VICK VAPORUB como creme de varizes nas pernas, e propagando essa fake news, por ter uma sensação de menta e alívio parcial dos sintomas de cansaço, podendo ser apenas um efeito placebo por não termo estudos. Isso é diferente do creme Fletop ou CEDRAFLON que tem ação comprovada em melhorar sintomas de cansaço mas não tem relação com tratamento de varizes ou cura da doença
O maior problema de usar o VICK VAPORUB, seria que o mesmo não tem estudos para cremes de varizes, somente para gripe e descongestionantes. Cuidado!!
Podemos concluir que o Vick não funciona para creme de varizes e não temos estudos ainda.
Dicas úteis para sua saúde vascular de veias e varizes:
- Evitar ganhos exacerbados de peso. EMAGREÇA!!!
- Dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal.
- Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado.
- Não usar cintas abdominais apertadas.
- Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica.
- NÃO FUMAR!!!
- Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez.
- Evitar hormônios anticoncepcionais.
- Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular!
Referência:
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21059712/