Vasinhos e varizes : Qual o Tratamento Ideal?
Diferença entre Vasinhos e Varizes nas pernas
Primeiramente Vasinhos, conhecidos como teleangiectasias, podem ser consequência de uma veia nutridora, são veias finas com até 2mm de diâmetro, localizadas nas camadas mais superficiais da pele. Já as varizes são mais profundas, dilatadas e tortuosas, podendo se tornar visíveis e salientes nas pernas. Ambos afetam a circulação e costumam surgir com maior frequência após os 50 anos.
Quais São as Varizes Mais Difíceis de Tratar?
As microvarizes e vasinhos nas pernas vermelhos são mais desafiadores, pois apresentam um fluxo sanguíneo mais rápido, o que dificulta o fechamento e a oclusão das veias. Em contrapartida, os vasos azuis possuem um fluxo mais lento, facilitando o tratamento e aumentando a eficácia na eliminação.
Vasinhos Causam risco de vida para paciente ? Não.
Diante disso, é importante saber que O retorno das veias tratadas é raro, mas a doença pode evoluir com o tempo. Diversos fatores, como sedentarismo, obesidade e predisposição genética, contribuem para o surgimento de novos vasinhos na perna e varizes. Além disso, hábitos diários, como ficar muito tempo sentado ou em pé, também agravam o quadro. Manter um estilo de vida ativo e dar continuidade ao tratamento são fundamentais para evitar novos problemas.
Os tratamentos menos invasivos como secagem de vasinhos, e com recuperação rápida são preferidos pelos pacientes por oferecerem menos desconforto e maior praticidade.
- Vasinhos: Escleroterapia e laser transdérmico são os procedimentos mais comuns.
- Varizes: Dependendo do grau, o tratamento pode incluir endolaser, crioescleroterapia ou microcirurgia estética. Todas essas técnicas são minimamente invasivas e garantem uma recuperação ágil.