Primeiramente, devemos saber que as varizes no lado esquerdo e pernas inchaçadas poder ser um sinal de uma doença complicada e não apenas varizes. Fica o alerta. A Síndrome de May-Thurner deve ser investigada em casos de varizes atípicas, dor pélvica e sinais de dor abdominal atípica.Sindrome de May-Thurner: o que é?

O que é Sindrome de May-Thurner?

Além disso, agora, vamos te explicar os detalhes dessa  Síndrome de May-Thurner, também conhecida como Síndrome de Cockett (nos casos de trombose dentro da veia), é uma variação de anatomia que ocorre no organismo, em que a veia ilíaca esquerda é pressionada e comprimida pela artéria ilíaca direita contra a coluna lombar. Outros pontos de compressão também podem estar presentes, mas são raros.

Sindrome de May-Thurner: o que é?

Síndrome de May-Thurner

Nesse sentido, devido a compressão causada  pela artéria a veia pode sofrer lesões no seu interior e causar tromboses assim como dilatar outras veias,  deixa-las tortuosas e alterar sua função causando refluxo e as temidas varizes pélvicas.

Sindrome de May-Thurner: o que é?

 

Sindrome de May-Thurner tem relação com varizes pélvicas?

De ante mão, a síndrome recebeu esse nome  em 1956, por May e Thurner, dois estudiosos, através de estudos realizados em cadáveres. No ano de 1956, Cockett e Thomas foram os responsáveis por perceber a relação entre a compressão da veia ilíaca esquerda e a trombose, sendo a razão pela qual a síndrome também recebe seus nomes.

Varizes pélvicas: quais os

Sindrome de May-Thurner tem tratamento?

Sob o mesmo ponto de vista do tratamento da sindrome o tratamento em alguns casos é realizado com cirurgia endovascular e, ou  acompanhamento ambulatórial  sem cirurgia, nem sempre pernas inchadas são apenas varizes. Durante o procedimento é realizado uma punção na coxa ou na virilha e um fio guia e um cateter são introduzidos dentro da veia. O local de compressão é dilatado usando balões e por fim, pode ser necessário implante de um stent venoso em alguns casos, para que a veia mantenha-se aberta .

Veja o artigo original aqui.

Síndrome de May-Thurner :  o que é ?

Sindrome de May-Thurner e gravidez

Primeiramente, vamos explicar que a compressão pode se agravar com o útero gravídico na gravidez e termos um maior risco de trombose, desse modo a paciente deve ter uma vigilância maior pois a gravidez é um período de maior risco de tromboses.Em contrapartida, o inchaço na perna desproporcional do lado esquerdo pode ser um achado compatível com da síndrome. Em síntese, concluímos que pacientes com inchaços em um membro de forma desproporcional devem fazer uma avaliação detalhada.

Ficou alguma dúvida?

Assista o nosso canal no youtube aqui

Clínica IA – Medicina Vascular esta localizada em São Paulo e Fortaleza.  Agendamentos de consultas Clique aqui

 

 

 

  • Atualmente;
  • Nesse meio tempo;
  • Ao passo que;
  • Antes que;
  • Às vezes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Atualmente, sabemos que os  miomas uterinos afetam milhões de mulheres em todo o mundo, causando

Open chat
Seja Bem-vindo ao Consultório do Dr.Ítalo Abreu. Como podemos te ajudar?