Malformaças vascular são considerados um conjunto de doenças que  precisamos dividir em partes para não causar confusão.

Os Hemangiomas e malformações vasculares são patologias distintas e com complexidade e tratamentos diferentes e em alguns casos não tem necessidade de tratamento, apenas o acompanhamento.

Os hemangiomas  primeiros são tumores, caracterizados por proliferação celular, as malformações vasculares são alterações no desenvolvimento dos vasos sanguíneos, podendo estar relacionados à displasia arterial , venosa, mista (malformação artério-venosa) ou mesmo linfática.As Malformaçoes  também dividida em alto e baixo fluxo.

Os tumores denominados de hemangiomas usualmente não estão presentes ao nascimento, aparecem no primeiro mês de vida, e em 95% dos casos sofrem um processo de regressão que pode ser rápido ou prolongarem-se até os dez anos de idade.

 

A anatomia venosa é muito variável nas malformações venosas podendo ocorrer em qualquer lugar, tanto adultos como em crianças.

A malformação venosa são as mais comuns, que se caracteriza  ao ultrassom por ter uma baixa resistência, por uma condição benigna, e baixo fluxo que deve ser acompanhada e alguns casos tratadas com embolização, sendo na maior parte dos casos  uma condição genética e em uma pequena parcela de origem  desconhecida. Dentre s alterações na malformação vascular podemos ter a veia safena magna ou parva doente, assim como conglomerados de veias incompetentes aumentando o risco de trombose. Existem também algumas síndromes como a Sindrome de  Klippel-Trenaunay  que podem ser mistas e acometer jovens.

Os principais tratamentos são por embolização por cateter dentro do vaso, Laser, acompanhamento e por ultimo cirurgia.

É de extrema importância o acompanhamento dessas lesões com o cirurgião vascular e endovascular, poise em alguns casos pode ser necessário intervir ou tratar com urgência

Conheça nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/@italoabreu.vascular

 

 

Malformação vascular tecm tratamento?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Atualmente, sabemos que os  miomas uterinos afetam milhões de mulheres em todo o mundo, causando

Open chat
Seja Bem-vindo ao Consultório do Dr.Ítalo Abreu. Como podemos te ajudar?