O que mudou da última diretriz para trombose
A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição séria em que um coágulo de sangue se forma, geralmente nas pernas, podendo se deslocar até os pulmões e causar um tromboembolismo pulmonar, quadro potencialmente fatal. Desde 1986, médicos do mundo todo seguem o “CHEST”, um guia elaborado pelo Colégio Americano de Médicos Torácicos. Em 2016, a 10ª edição do CHEST e 2024 com nova atualização da Sociedade Europeia de Cirurgia vascular trouxe atualizações importantes sobre prevenção e tratamento da TVP, baseadas em novas evidências científicas.
Novos anticoagulantes e novos trabalhos para trombose
Uma das principais mudanças está na preferência por anticoagulantes orais modernos, como rivaroxabana (Xarelto®) e apixabana (Eliquis®), que passaram a ser indicados em vez da tradicional varfarina. Esses medicamentos se mostraram mais seguros e eficazes, com melhor adesão pelos pacientes. No entanto, para quem tem câncer e desenvolve trombose, a recomendação ja esta em uso para os novos anticoagulantes orais .
O novo guideline também esclarece a duração do tratamento: 3 meses são suficientes na maioria dos casos provocados por fatores como cirurgia ou imobilização. Já nos casos sem causa aparente, pode ser necessário manter o anticoagulante por tempo indefinido, após avaliar os riscos de sangramento. Além disso, o uso de AAS (aspirina) passou a ser indicado após o fim do tratamento com anticoagulantes para reduzir o risco de uma nova trombose.
O que mudou da última diretriz
Outras mudanças para trombose
Outras mudanças incluem a possibilidade de tratar alguns pacientes em casa, desde que em boas condições de saúde, e a retirada da recomendação do uso rotineiro de meias elásticas para prevenir complicações como a síndrome pós-trombótica. Embora controversa, essa mudança foi baseada em estudos recentes. O novo CHEST e a sociedade Europeia se Cirurgia vascular, traz na diretriz avanços importantes e mais clareza para o tratamento da trombose, impactando diretamente a qualidade de vida e segurança dos pacientes.
Será um grande praer responder suas dúvidas.
Conheça o nosso instagram: https://www.instagram.com/italoabreu.vascular/