Conheça as causas mais comuns de dor nos pés
Dor no pé: o que pode ser?
A dor no pé pode ser causada por diversos fatores, sendo frequentemente relacionada a problemas mecânicos. Por exemplo, calçados inadequados, como sapatos apertados ou de salto alto, são responsáveis por aumentar a pressão nos nervos. Além disso, alterações anatômicas — como pés planos ou cavos — também contribuem para o desconforto.
Embora raro, causas vasculares como varizes e tromboses. Embora a dor possa parecer simples, em alguns casos, ela é sinal de condições como o neuroma de Morton, que ocorre quando um nervo interdigital é comprimido cronicamente. Portanto, é essencial avaliar os sintomas corretamente e uma boa historia clínica.
Dor no pé: o que pode ser?
O que é neuroma de Morton?
O neuroma de Morton é uma das causas mais comuns de dor na região anterior do pé. Ele se desenvolve quando o nervo interdigital é irritado entre os ossos metatarsais, geralmente devido a impacto repetitivo ou sapatos estreitos. Como resultado, ocorre espessamento e inflamação do nervo, o que leva a dor aguda, sensação de queimação ou formigamento. Entretanto, em muitos casos, os sintomas podem ser confundidos com outras patologias. Por isso, o diagnóstico deve ser realizado por um profissional, geralmente com auxílio de exames de imagem
Tratamento conservador
1. Alterações no calçado. Evite saltos altos ou sapatos com a câmara anterior estreita. Prefira usar sapatos mais largos com saltos mais baixos e com um solado firme (calçados de solado rígido) e amortecido. Isso permite uma menor sobrecarga na região anterior do pé e, consequentemente, alívio dos sintomas dolorosos.
2. Órteses. Palmilhas ortopédicas personalizadas também ajudam a aliviar a irritação por levantar e separar os ossos, reduzindo a pressão sobre o nervo.
3. Medicamentos. O uso de medicamentos analgésicos e antinflamatórios ajudam a melhorar os sintomas dolorosos.
Se o tratamento conservador não alivia os sintomas dolorosos, o tratamento cirúrgico pode ser instituído.
O tratamento cirúrgico do neuroma envolve a retirada do nervo afetado ou a liberação do ligamento entre os metatarsos. Em alguns casos, também são corrigidas alterações ósseas que contribuíram para o problema. A recuperação inclui caminhar com sandália especial por cerca de 4 a 6 semanas.
Colesterol e o risco de vida para saúde vascular: assista o vídeo agora no nosso canal do youtube
Dor no pé: o que pode ser?