Úlcera varicosa o que é?

Úlcera varicosa: Causas e tratamentos

Primeiramente, as úlceras varicosas são feridas crônicas que ocorrem nas pernas devido a problemas de circulação sanguínea,  especialmente associados a insuficiência venosa crônica e aumento da presão das veias.

 

Varizes grossas

Atualmente essa condição é caracterizada por uma incapacidade das veias das pernas de transportar o sangue de volta ao coração adequadamente, desse modo, o que leva a um acúmulo de sangue nas perna e hipertensão venosa, podendo ocasionar manchas nas pernas, dermatite de estase também conhecida como dermatite de ocre ( manchas escuras nas pernas). As varizes de grosso calibre pode afetar a coloração das pernas.

como eliminar varizes grossas

Úlcera varicosa: Causas e tratamentos

Em outras palavras podemos definir que a  hipertensão venosa, é responsável pelos principais sintomas de edema, inchaços e sensação de peso.

De ante mão o acúmulo de sangue pode causar danos às veias e tecidos adjacentes, resultando em úlceras ou feridas que são difíceis de cicatrizar. 

Quais os sintomas da úlcera varicosa?

Frequentemente, podemos observar a  úlcera venosa  como feridas rasas, dolorosas e de bordas irregulares, muitas vezes localizadas na parte interna do tornozelo ou na panturrilha.

Desse modo a causa da úlcera pode ser decorrente de uma veia perfurante doente, veia safena magna, veia safena parva e até decorrentes de tromboses do sistema profundo, chamamos de sindrome pós trombótica a complicação temida pela trombose.

 

Elas podem ser acompanhadas de outros sintomas, como inchaço, vermelhidão, coceira e sensação de queimação. 

 

Úlcera venosa x úlcera artrial

A úlcera varicosa é uma úlcera arterial? Não. A úlcera arterial é decorrente de uma obstrução nas arterias. 

Tratamento

Atualmente, o tratamento envolve a melhoria da circulação sanguínea nas pernas, o cuidado adequado da ferida e, em alguns casos, a cirurgia para corrigir problemas vasculares subjacentes, ou seja deve-se realizar uma investigação cuidadosa do sistema de veias superficial e profundo com um ultrassom doppler  para planejar o tratamento da doença de base.

Existe uma pomada para úlcera varicosa aberta?

Não exista uma pomada especifica, e isso vai depender das características da úlcera. Em outras palavras cada caso deve ser analisado em detalhes, sem uma doença crônica e com riscos.

Definitivamente, é de extrema Importância avaliar a ferida a cada troca de curativo para determinar se o tipo de curativo ou frequência das trocas deve ser modificado. Desse modo aguns critérios devem ser seguidos, independentemente da escolha de material a ser usado para o curativo:

Úlcera varicossaa: Causas e tratamentos

ulcera varicosa fotos

ulcera venosa fotosAtual

Úlcera venosa infectada

Essa é a maior complicação da úlcera varicosa e maior risco em relação a piora clínica tendo até casos raros de amputação, todavia o risco desse acontecimento é baixo, mas existente. Devemos ter cuidado.

“ulcera varicosa pomada”

Dicas de um cirurgião Vascular e Angiologista

Em síntese podemos definir como os principais cuidados, bem como: 

  • Higiene rigorosa
  • A ferida deve ser mantida limpa e coberta com curativo para prevenir infecções;
  • O terceiro passo é manter o curativo e a pele ao redor secos;
  • Manter o tecido da ferida hidratado, mas não deixar molhado o tecido saudável ao redor da ferida, que poderia amolecê-lo e aumentar o tamanho da ferida;
  • Em contrapartida, deve-se Remover o excesso de exsudação;
  • Permitir a troca gasosa; e vigilância da ferida anotando a evolução e sinais de infecção. 
  • Fornecer isolamento térmico;
  • Por fim, permitir a remoção do curativo sem causar traumas na ferida.

Método de limpeza da férida

Portando podemos concluir que um técnica adequada para limpeza da úlcera consta em  limpar a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou temperatura ambiente, porém utilizando o método de irrigação em jato, que evita a fricção da gaze diretamente sobre a lesão, que provoca sangramento e destrói o tecido de granulação, dificultando a cicatrização da ferida.

Por últimos,concluímos que a úlcera pode ser um problema grave e necessita de acompanhamento de um médico Cirurgião vascular e angiologista

 

Alimentos que ajudam na cicatrização de ulcera varicosa

Primordialmente, devemos saber que não temos estudos na literatura que tenha resposta para essa afirmação.

Gostaria de marcar consulta com cirurgião Vascular e angiologista em São Paulo ou Fortaleza? Clique aqui

Antes de tudo

À primeira vista a cirurgia vasculas parece simples

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis

Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Embolização de Miomas: Benefícios Notáveis Atualmente, sabemos que os  miomas uterinos afetam milhões de mulheres em todo o mundo, causando

Open chat
Seja Bem-vindo ao Consultório do Dr.Ítalo Abreu. Como podemos te ajudar?