Veia safena com Refluxo:

Pode ser que não.Talvez você pode conhecer alguém, que sinta dores nas pernas, sensação de peso, inchaço e coceira.

Sabemos que quase 40% da população Mundial sofre desta doença , especialmente se tiver história familiar ou  sexo Feminino, são os principais fatores de risco. Temos também: Obesidade, alterações hormonais, tabagismo, gravidez e tromboses como outros fatores de risco.

Geralmente alguns pacientes vão a médicos não cirurgiões vasculares que solicitam o exame Doppler vascular, após o exame você descobre que sua veia safena está com refluxo!

Continue lendo este texto.

Veia safena com Refluxo: devemos tratar?

 

A famosa veia safena

O sistema de veias são divididos em  sistemas: Venoso superficial, Venoso profundo, e comunicante.

As veias safenas fazem parte do sistema superficial. Temos duas veias safena, umas chamada de magna e outra chamada de veia safena parva.

As veias safenas drenam a menor parte do sangue das pernas e elas levam participam da distribuição de sangue para o sistema profundo ( O mais importante).

 

O sistema profundo é mais perto dos músculos, profundo e também pode ser causador de varizes, só o tratamento dele não pode ser com aplicações por exemplo, é o sistema que tem mais risco e pode ser uma doença mais grave.

 

Tem alguma relação com o coração ?

 

Não. A veia safena não tem relação com o coração, criou-se esse mito devido a cirurgia cardíaca, denominada de ponte-safena.

 

 

Como funciona o sistema de veias?

O fluxo das veias é de baixo para cima contra a gravidade, sendo responsável pode levar o sangue para o coração.Os músculos da perna atual como uma bomba, especialmente as panturrilha. Para reconhecermos uma veia defeituosa ela deve ser uma dilatação, ser tortuosa e alterar sua função ou seja ter um dano nas suas válvulas que causam o REFLUXO.

O grande problema desse sangue voltar no sentido da gravidade quando as válvulas estão ruins seria pela alta pressão nas pernas pelo sistema das veias, por isso vemos aquelas pernas “escuras” e pigmentadas, esse problema é devido a alta pressão. 

Essa alta pressão também podem formar as úlceras que podem resultar em amputações ou causar as temidas Tromboses.

 

 

A avaliação do paciente deve ser completa, levando em conta sua idade, comorbidades, tipos de refluxo, sistema superficial e profundo, além de avaliar também o sistema das artérias.

Por isso, temos diversos tratamentos possíveis para veia safena. Devo sempre operar quando veia esta doente? A resposta é não.

A individualização de cada caso é extremamente importante. Sempre procure um cirurgião vascular para avaliar seu problema.

Agora que você está sabendo tudo sobre veia safena com refluxo, queremos te convidar para ler este artigo: 

Você conhece nosso instagram? 

Todos os dias colocamos dicas de saúde vascular Clica aqui

Leia esse artigo sobre musculação e varizes

Veja também essa página 

Entrevista sobre doenças vasculares na Radio Nacional :

veja esse site     

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

Erisipela ou "Vermelhidão"

Erisipela ou “Vermelhidão”

Erisipela ou “Vermelhidão” é uma infecção  comum em que acaba causando um grande vermelhão na perna. Esse vermelhão decorrente de uma infecção por uma bactéria

procedimentos e tratamentos para varizes

Procedimentos e tratamentos

Quais os melhores tratamentos? Temos uma excelente notícia que o tratamento para varizes e doenças vasculares se modernizou bastante e hoje, podemos realizar tratamentos modernos

como melhorar o sono?

Como melhorar o Sono?

Como melhorar o seu sono? Neste artigo “Como melhorar o seu sono?” Vamos falar das medidas comportamentais para melhorar a qualidade do Sono e ter

Open chat
Seja Bem-vindo ao Consultório do Dr.Ítalo Abreu. Como podemos te ajudar?