Sinais de Embolia pulmonar e o que é essa doença?
Primeiramente, você precisa saber o que é a embolia pulmonar, é uma condição médica grave que ocorre quando um coágulo sanguíneo, geralmente proveniente das veias das pernas (trombose venosa profunda ou superficial – varizes), se desloca e obstrui uma artéria pulmonar. Essa obstrução restringe o fluxo sanguíneo para os pulmões, afetando a oxigenação adequada do sangue e podendo levar a complicações potencialmente fatais.
Embolia pulmonar é perigoso, Sinais de Embolia pulmonar
De ante mão você precisa saber que essa doença é grave e com risco de vida iminente. O diagnóstico da embolia pulmonar envolve uma combinação de histórico médico, exame físico, testes de imagem (como a tomografia computadorizada ou a angiografia pulmonar) e exames de sangue para detectar a presença de coágulos.
Os sintomas da embolia pulmonar
Primordialmente os sintomas da embolia pulmonar podem variar, mas incluem falta de ar súbita, dor no peito, tosse com sangue, batimentos cardíacos acelerados e sensação de desmaio. É importante procurar atendimento médico imediato se esses sintomas surgirem, pois a embolia pulmonar pode ser potencialmente fatal.
Podemos ter embolia pulmonar após o parto e cirurgias maiores como plástica, ortopedia e bariátricas?
Sim. Por isso atendemos diversos pacientes que antes da cirurgia realiza uma avaliação cuidadosa para diminuir esse risco de trombose e embolia.
Embolia pulmonar e viagem de avião
Sim. Recentemente vimos um caso de uma médica de 27 anos que faleceu de embolia pulmonar. Veja na reportagem do globo
Embolia pulmonar após procedimentos estéticos e lipoaspiração
Luana Andrade de 29 anos faleceu após complicações em uma lipoaspiração. Sabemos que o risco de uma embolia de em procedimentos estéticos como lipo é relativamente maior, por este motivo uma avaliação minuciosa de cada caso deve ser feita por um cirurgião vascular.
Diagnóstico da embolia pulmonar
De ante mão você precisa saber que essa doença é grave e com risco de vida iminente. O diagnóstico da embolia pulmonar envolve uma combinação de histórico médico, exame físico, testes de imagem (como a tomografia computadorizada ou a angiografia pulmonar, Ultrassom doppler) e exames de sangue para detectar a presença de coágulos.
Tratamento
Desse modo, em casos mais graves, pode ser necessária a administração de medicamentos trombolíticos ou a realização de uma cirurgia de remoção do coágulo e uso de anticoagulantes.
- Evitar cigarros
- Faça atividade física
- Uso de meias em voos longos
- Check up e avaliação de risco cirúrgico em cirurgias como : plástica, ortopedia, cirurgia de abdômen, ginecologicas e bariátria.
Concluímos, e mostramos os pontos mais importante sobre essa doença grave vascular. Por fim queremos deixar claro que essa doença tem prevenção.
Gostaria de agendar uma consulta em Fortaleza ou São Paulo? Clique aqui